Não param de chegar fotos de ipês-amarelos para o concurso cultural do Correio. Em duas semanas de inscrições, foram enviadas cerca de 160 fotos das árvores que estão colorindo as ruas do Distrito Federal e do Entorno de amarelo.
Além de reunir belíssimas imagens, o concurso vai premiar as melhores fotografias por meio de parceria celebrada com a operadora de telefonia celular Vivo, que vai presentear os vencedores com celulares de ponta. Você, que ainda não enviou a fotografia do seu ipê favorito, não perca tempo: as inscrições vão até as 18h de sábado, dia 18. Depois, começam as votações no site que vai até as 19h do dia 24.
Em junho, durante duas semanas, o concurso de fotografias do Correio reuniu 168 fotos do ipê-roxo. Na etapa de votação, quase 3 mil pessoas elegeram o mais bonito. O preferido dos leitores, com 22,45%, foi clicado do celular do funcionário público Carlos Alberto da Silva, 57 anos, em frente ao seu local de trabalho, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na 901 Sul.
[SAIBAMAIS]A floração do ipês é intercalada. Cada um cobre a vegetação com seus tons característicos. "Primeiro é o roxo (ou rosa), depois o amarelo e, por último, o branco", explica o professor de ciências biológicas da Universidade Católica de Brasília (UCB) Luciano Coelho Milhomens. Segundo ele, os amarelos vão continuar exibindo seus buquês floridos. "Muitos outros ipês-amarelos vão florescer nos próximos dias, ainda não estamos no auge da floração", explica o especialista.
Apesar da semelhança entre eles, os ipês que florescem em Brasília são de diferentes espécies "Há as da Mata Atlântica e as do cerrado. Os exemplares da Mata Atlântica foram plantados pela Novacap durante a construção de Brasília", informa ele, acrescentando que eles são maioria no Plano Piloto. Já os do cerrado são aqueles típicos da região. A diferença entre as espécies é sutil: "Coisa para botânico ver, não é nada quando nos deparamos com toda a beleza do ipê-amarelo", resume Luciano Coelho.