Com uma incrível capacidade de florescer durante a seca, os ipês ; flores típicas do cerrado ; tornam-se cada vez mais especiais em meio à capital federal. Por isso, o Correio Braziliense lançou um concurso para escolher o ipê-amarelo mais bonito de Brasília, já que este é mês desta floração. Os três primeiros lugares ganharão um celular smartphone da Vivo.
Para participar, basta enviar fotos da sua árvore favorita para ipescb@gmail.com, até as 18h do dia 17. Todas as imagens serão publicadas em uma galeria do site www.correiobraziliense.com.br, que abrirá enquete para que os internautas escolham os ipês mais belos da capital. A votação vai de 18 de agosto até as 18h do dia 24. O resultado será divulgado no dia 26.
Brasília receberá mais plantas para embelezá-la. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) plantou cerca de mil mudas que devem florescer nos próximos 10 anos. Muitas delas pelas mãos do Jovem Aprendiz ; programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que une ensino formal com cursos de qualificação. Um dos participantes é Bruno Santiago, 16 anos, morador de Ceilândia, que trabalha pelas manhãs no viveiro da empresa e, à tarde, estuda. Ele e mais 24 colegas auxiliam na plantação de ipês e outras mudas. ;Além de aproveitar o tempo e receber salário, estamos contribuindo para a natureza;, diz o garoto, que tem vontade de ser policial.
Como característica principal, a planta tem uma capacidade de enfrentar a seca, ao cobrir sua copa e florescer. Esse sistema de reprodução evita a competição de polinizadores com outras espécies que possuem flores de outras tonalidades.
De acordo com Rômulo Ervilha, diretor do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, a capital federal tem, atualmente, 150 mil mudas de árvores desse tipo. Desde 1970, elas são plantadas na cidade. ;Existem três tipos de ipês-amarelos. Eles são especiais e podem florescer de acordo com a luminosidade, a temperatura, a altura e os nutrientes do solo, inclusive durante a seca;, explica.
Além da função de paisagismo, a planta possui uma madeira pesada, usada na construção civil e na fabricação de móveis e o seu metro cúbico pode custar até R$ 1,5 mil.
Concurso cultural
Prazos
Vigência: de 1; de agosto até as 18h de 17 de agosto
Votação: de 18 de agosto até as 18h de 24 de agosto
(fotos publicadas em uma galeria do site www.correiobraziliense.com.br, em que há enquete para votar)
Resultado: divulgado no site www.correiobraziliense.com.br e no jornal
Correio Braziliense em 26 de agosto
Regulamento
Fotos enviadas para ipescb@gmail.com
Informar nome completo, e-mail e telefones fixo e celular
para contato (dados mantidos em sigilo)
Informar a localização da árvore fotografada
Fotos devem ser de 2012
Cada participante pode mandar até duas fotos
Concorrentes devem ter mais de 18 anos e residir no DF ou no Entorno
Premiação
Vencedores: os autores das três fotos mais votadas serão notificados para o recebimento do prêmio por e-mail ou telefone
Premiação: Iphone 4 8GB para o primeiro lugar; celular Samsung Galaxy S para o segundo lugar; e celular Nokia Asha 302 para o terceiro colocado