Jornal Correio Braziliense

Cidades

Senhora de 66 anos será indenizada após ficar cega em cirurgia de catarata

Dalva Amorim André Silva, de 66 anos, será indenizada pelo Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) em R$ 50 mil, por danos morais e estéticos, e mais uma pensão vitalícia de meio salário mínimo, desde a data da cirurgia, que ocorreu em 2005. Ela também deve receber R$ 1.788,90, a título de danos materiais. A senhora perdeu a visão devido a uma infecção que teria sido adquirida em um procedimento cirúrgico para curar catarata em seus dois olhos.

Segundo perito ouvido no processo, ;antes da cirurgia, nos pacientes diabéticos, a equipe do bloco cirúrgico é orientada a realizar o glicoteste capilar (pequeno furo do dedo). Deve estar abaixo de 200, ou se suspende a cirurgia;. De acordo com o desembargador, o único exame de glicemia realizado e anexado aos autos foi realizado mais de dois meses antes da cirurgia e apontava uma taxa de glicose de 353.



[SAIBAMAIS] O hospital já havia sido condenado em primeira instância, pelo juízo da 18; Vara Cível de Brasília, e apesar de recorrer, a 4; Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a condenação.

O caso não cabe mais recurso no TJDFT.