Quem costuma pegar ônibus para o Entorno do Distrito Federal sentiu no bolso na manhã desta segunda-feira (30/7) que o preço das passagens do transporte público está mais cara. Em média, o preço subiu R$ 0,15, um aumento de quase 3% para transportes de passageiros que rodam tanto na cidade quanto na zona rural (semiurbano) e que tenha distância de até 75km de Brasília.
O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União e entrou em vigor a meia noite desse domingo.
Por nota, a ANTT explicou que o transporte semiurbano de passageiros é sujeito a arredondamento da tarifa final, que tem como objetivo facilitar o troco. O arredondamento de um ano é compensado no reajuste do ano seguinte, de acordo com as regras estipuladas na Resolução.
[SAIBAMAIS] Os itens são revistos com base em índices de inflação, fornecidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As despesas que mais pesaram nesse aumento foram com veículo, combustível e funcionários.
Confira a reportagem da TV Brasília:
[VIDEO1]