Jornal Correio Braziliense

Cidades

Manifestantes são presos após confusão com PM em marcha de servidores

Manisfestantes foram presos pela Polícia Militar durante a marcha dos servidores públicos federais na Esplanada dos Ministérios. A confusão começou em um protesto de estudantes e servidores, que teriam jogado tinta no Ministério da Educação. A PM tentou impedir a ação, os servidores reagiram e foram presos. Em seguida, outros manifestantes tentaram invadir o Ministério do Planejamento. Um dos estudantes chegou a jogar um sinalizador em um policial que ficou com a roupa queimada. A PM reagiu com gás de pimenta para dispersar os manifestante.


O secretário geral da central sindical popular, Paulo Barela, ponderou que em manifestações dessa proporção é normal que algumas pessoas percam o controle, mas segundo ele, isso não justifica a ação da polícia. "Era só lavar a parede para resolver o caso", disse.

Segundo a PM, o caso está sendo investigado para descobrir se os envolvidos presos fazem parte de algum sindicato.



A situação se acalmou com o término da marcha dos servidores federais, que começou por volta das 10h da manhã desta quarta-feira (18/7) e chegou a bloquear completamente as seis faixas da Esplanada dos Ministérios. Os manifestantes voltaram para o acampamento no gramado em frente à Catedral.

[SAIBAMAIS] O trânsito permanece complicado no local já que uma das vias ainda está interditada e os servidores atravessam a pista para chegar até o acampamento.

Os servidores vieram de diversas partes do país e reivindicam um aumento de 22% no salário, além da igualdade dos contracheques dos aposentados com os dos trabalhadores ativos.