Jornal Correio Braziliense

Cidades

Marcha de servidores federais bloqueia três faixas do Eixo Monumental

Por volta das 14h30 desta terça-feira (17/7), cerca de 100 pessoas saíram em marcha do gramado da Catedral Metropolitana de Brasília em direção ao Bloco C do Ministério do Planejamento. A manifestação complica muito o trânsito no local.

Os manifestantes se juntaram a outros 100 servidores do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF (Sindsep - DF) e desceram até a Praça dos Três Poderes, onde prometem fazer vigília em frente ao Palácio do Planalto. Outros manifestantes foram se juntando à marcha e, segundo a Polícia Militar, por volta das 15h20, 400 pessoas se encontravam em frente ao Palácio do Planalto

Servidores das agências reguladoras, que entraram em greve nessa segunda-feira (16/7), permanecem no Ministério do Planejamento. A categoria quer a criação de uma carreira própria.

As três faixas da direita do Eixo Monumental, sentido Praça dos Três Poderes, estão fechadas para a passagem dos servidores. O trânsito está complicado para quem segue pelo Eixo, principalmente para os motoristas que saem dos estacionamentos dos ministérios. A Polícia Militar acompanha a marcha.

Nesta terça-feira (17/7), o movimento começou a criar contornos de manifestação, com cerca de 40 barracas montadas. Manifestantes chegam de ônibus, vindos de várias partes do Brasil.



O diretor da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo, disse que a expectativa é que pelo menos 2,5 mil trabalhadores participem das manifestações desta terça. Ele ressalta que o ápice do movimento acontece amanhã, quando são esperadas 5 mil pessoas para marcharem da Catedral até o Bloco K do Ministério do Planejamento