Jornal Correio Braziliense

Cidades

TCDF suspende pregão para manutenção de viaturas da PM por irregularidades

O Tribunal de Contas do Distrito Federal suspendeu o pregão de licitação responsável pela contratação de serviços de manutenção nos veículos da Polícia Militar. Segundo o TCDF, foram encontrados alguns indícios de irregularidades na pesquisa de preços, no critério de julgamento e na metodologia de execução do contrato.

Para investigar as possíveis fraudes na licitação, o Tribunal elaborou quatro comparativos entre a média de preços das peças relacionadas pela PM. Após a pesquisa nas concessionárias da marca de preferência, ficou comprovado que a maior parte dos itens estava com os preços superiores ao cobrado no mercado. ;As diferenças em muitos casos são exorbitantes e podem conduzir para a contratação de preços superfaturados;, revela o relatório da Secretaria de Acompanhamento do Tribunal.

Também foi feita uma investigação nas quatro empresas que enviaram propostas e duas delas apresentaram preços idênticos em todos os itens relacionados no edital. Segundo o TC, os indícidios de irregularidades inviabiliza o prosseguimento do pregão.


De acordo com informações no edital, a empresa ganhadora iria receber da PM mais de R$ 6 milhões para a manutenção das viaturas. O Tribunal de Contas determinou que as pesquisas de preço sejam refeitas e que a PM deve rever os critérios de julgamento dos concorrentes.