Jornal Correio Braziliense

Cidades

Nova regra irá eleger o reitor da UnB. Votação será em agosto

As inscrições das chapas concorrentes será no próximo dia 19 e o primeiro turno em 22 e 23 de agosto. Votos de professores, alunos e técnicos-administrativos terão o mesmo peso. Docentes e servidores aposentados estão fora do processo

As regras para a eleição do novo reitor da Universidade de Brasília (UnB) foram definidas quinta-feira à noite pela Comissão Organizadora da Consulta (COC). Elas consagram a paridade dos votos de professores, alunos e técnicos-administrativos. Diferentemente do pleito passado, a urna eletrônica está excluída do processo. Em seu lugar, voltam as cédulas de papel e com cores diferentes para cada um dos segmentos do eleitorado. As inscrições das chapas serão no próximo dia 19. O primeiro turno de votação ocorrerá em 22 e 23 de agosto, e o segundo, em 11 e 12 de setembro. O candidato a reitor terá que ter título de doutor (veja quadro).

A comunidade acadêmica rejeitou a participação de servidores aposentados ; docentes e técnicos-administrativos ; e de alunos dos cursos a distância na eleição, como sugerida pela COC. Essa seria a alteração mais significativa em comparação com diretrizes que orientaram a consulta realizada em 2008, quando o atual reitor, José Geraldo de Sousa Junior foi eleito. ;A comissão propôs a inclusão dessas pessoas por entender a importância delas na construção da universidade. Lamentamos que a comunidade não tenha aceitado e a chamamos para um debate sobre o assunto;, disse André Sousa Justiniano Ribeiro, estudante de direito e um dos representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na comissão.

Confira o regulamento

[VIDEO1]