Jornal Correio Braziliense

Cidades

Supostos PMs usam a web para fazer apologia à violência e exaltar excessos

Corregedoria da PM classifica o caso como "gravíssimo" e abre sindicância



Orkut


Supostos PMs também usam uma comunidade do site de relacionamentos Orkut para comentar notícias e zombar da população e do governo do DF. Com 4.976 membros, o espaço virtual é restrito a membros da corporação. Um tópico, criado na última terça-feira, comemora o aumento da criminalidade na capital federal. ;A pergunta que a imprensa faz é: por que cresceu (a violência) se as operações e o número de PMs nas ruas aumentaram? O que responde é desmotivação e pé no freio! (sic);, postou um deles.

Outro torce para que os índices de violência continuem aumentando: ;Tomara que aqui fique igual ao Rio de Janeiro, Recife, Belém. Depois, lá na frente, vão saber o motivo. Não sou mendigo para aceitar um salário defasado destes, não faço mais nada, só volto ao normal quando tivermos aumento decente;. Em fevereiro, PMs deflagraram a operação tartaruga, que consistiu em atrasar o atendimento das ocorrências.

A professora da Universidade Católica de Brasília Marcelle Figueira, especialista em segurança pública, avaliou que os vídeos refletem a distorção do papel da corporação atualmente. ;A PM foi criada para mediar e solucionar conflitos, não para bater em possíveis bandidos;, explica. Para a pesquisadora, falta um posicionamento firme do governo, principalmente da Secretaria de Segurança Pública. ;O PM parece não saber mais qual é o seu papel dentro das instituições de segurança.; A Secretaria de Segurança informou, por meio de assessoria de Comunicação, que cabe à PM resolver o assunto internamente, por se tratar de uma questão administrativa. Acrescentou que a corporação não é subordinada, mas apenas vinculada à pasta.



Assista aos vídeos

[VIDEO1]

[VIDEO2]