Jornal Correio Braziliense

Cidades

Reitoria encaminha propostas ao Comando de Greve Estudantil da UnB

A reitoria da Universidade de Brasília criou nesta quarta-feira (4/7) um grupo de discussão para negociar com os estudantes de baixa renda e o Comando de Greve Estudantil da UnB. Os estudantes ocupam o prédio da reitoria desde a tarde da última terça-feira (3/7).

A ocupação tem por principal objetivo reivindicar o fim da contrapartida à bolsa permanência, que diminuiria a evasão nos cursos dando condições para que os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica custeiem as despesas básicas para se manterem na universidade. Os manifestantes pedem ainda o pagamento de indenização pelos 15 dias que o restaurante universitário esteve fechado.

Em reunião com o comando de greve, o grupo de discussão da reitoria, composto pela decana de assuntos comunitários, Carolina Cássia, o chefe de gabinete, Davi Diniz, e o assessor de juventude do gabinete, Rafael Moraes, entregou aos estudantes uma carta com a resposta as reivindicações.

Em relação à questão da contrapartida, Diniz afirmou que a reitoria não pode decidir sozinha, e que a questão deve ser decidida em um conselho. Em relação a bolsa permanência, um dos principais alvos de reinvindicações dos estudantes, a reitoria afirma que o relatório de frequência dos alunos bolsistas está suspenso por causa da greve dos docentes.

Na carta, a reitoria prometeu a alocação imediata de todos os estudantes qye tiveram o recurso deferido. Devido as situações de vulnerabilidade de moradia, é proposto que os alunos se hospedem temporariamente no alojamento do Minas Tenis Clube.[SAIBAMAIS]

Em relação a alimentação, a reitoria afirma que será pago o valor de R$92,15 aos alunos do grupo 1 e 2, referentes aos dias que o restaurante comunitário esteve fechado. Por fim, a carta afiram que a universidade está negociando com o DFTrans para a garantia de passe livre estudantil durante a greve.



O estudante de engenharia florestal, Lázaro Ramos, que faz parte do comando de greve, disse que as reformas foram um avanço. ; Permaneceremos com a ocupação. Vamos nos reunir até amanhã de manhã para analizar as propostas da reitoria e decidir pela permanência da ocupação;, afirma o aluno.

Na próxima quinta-feira (5/7) pela manhã os estudantes se reunirão em assembleia e na parte da tarde haverá uma nova reunião com o grupo de discussão da reitoria.

Com informações do Eu Estudante