As principais vias do Distrito Federal já estão congestionadas e com trânsito intenso, mas sem acidentes, segundo a Polícia Rodoviária Federal e a Companhia de Polícia Rodoviária.
A descida do Colorado está lenta devido ao grande número de veículos que passa pela via. Mais tarde, as obras às margens do trecho devem ser retomadas deixando o local congestionado. Na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) o trânsito flui, mas com velocidade reduzida.
Na Estrutural os carros andam com tranquilidade até o viaduto Ayrton Senna, onde existe retenção. Na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) a lentidão se concentra no viaduto Israel Pinheiro e nas proximidades da Octogonal. A BR-040, que liga Luziânia à Brasília, está bastante engarrafada até o viaduto de Santa Maria.
Na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) o trânsito flui bem até a altura do Riacho Fundo. Desse ponto até o Núcleo Bandeirante o trânsito está lento, com os carros de passeio transitando apenas por duas faixas, devido à faixa exclusiva. No Lago Sul não foram registrados acidentes nem pontos de retenção.