Jornal Correio Braziliense

Cidades

Evento mundial na área de robótica premia protótipo de jovens brasilienses



A caminhada teve início em agosto do ano passado. O primeiro passo foi a disputa regional ; quando a equipe brasiliense ficou em 2; lugar ;, seguiu então para a Olimpíada Brasileira de Robótica de 2011, onde repetiram a colocação, e aí conseguiram vaga no mundial. Na primeira etapa desse campeonato, as equipes concorreram de forma individual. Dos 32 grupos, 12 se classificaram para a final. Nessa fase, a organização sorteou as equipes para trabalharem em duplas. Os brasileiros conquistaram o primeiro lugar junto aos competidores da Alemanha.



Modelo leve
A concentração e o esforço para vencer as etapas fizeram o grupo merecedor do troféu. A coordenadora de informática e robótica do colégio, Lucilene Lopes Campanholo, acompanhou os adolescentes na viagem. ;O diferencial deles é que eles vão até o limite. Dormiam só duas horas por noite, comiam quando e se desse, treinavam até a arena fechar e, quando chegavam ao hotel, viravam o tapete e faziam os desenhos do percurso para treinar mais;, conta a professora. A cada rodada, as equipes tinha oito minutos para programar o robô e colocá-lo para executar a prova.

Para participar da disputa regional, os estudantes, em equipe com formação diferente da atual, decidiram montar um protótipo há algumas horas antes do fim do prazo de inscrição. Em oito horas, eles construíram o exemplar. ;Eu faço robótica desde o 9; ano e tinha comprado um kit próprio, então já tinha experiência no tema e em competições. Fizemos algo simples, mas que funcionou;, explica Armindo Jreige, que este ano completa o ensino médio. O modelo foi aperfeiçoado para a etapa seguinte.