Um bebê morreu no último sábado (23/6) a espera de um leito de UTI Neonatal no Hospital de Santa Maria. A criança nasceu na sexta-feira (22/6) ) de uma gestação de menos de 27 semanas (seis meses), pesando 500 gramas.
A dona de casa e mãe da criança, Vanderlene Alves de Carvalho, 34 anos, estava internada desde o dia 16/6, inicialmente no Hospital Regional do Gama e depois foi transferida para o Hospital de Santa Maria, a espera de uma vaga na UTI Neonatal por causa de complicações da gravidez.
A Secretaria de Saúde do DF informou, por meio de nota, que a paciente recebeu todo atendimento necessário durante o atendimento e que a criança foi internada imediatamente após o parto. Para Anderson Melo, pai da criança, a morte foi uma fatalidade decorrente do estado de saúde da mãe. "O médico já havia alertado sobre o risco que a mãe e a criança corriam, pois minha esposa teve eclampsia. A intenção era salvar as duas, mas só foi possível salvar a mãe", disse.
Segundo o pai, a criança morreu no sábado por insuficiência respiratória. A mãe Vanderlene segue internada no Hospital de Santa Maria.