Jornal Correio Braziliense

Cidades

Superlotação e atrasos são as principais queixas de quem usa o metrô no DF

Pesquisa revela insatisfação dos usuários do sistema de trens. Superlotação e panes constantes estão entre os principais problemas apontados pela população. Na avaliação de 19,3% dos entrevistados, o serviço é ruim ou péssimo

Pesquisa divulgada nessa terça-feira (12/06) pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), com foco no Metrô-DF, mostra avaliações negativas em relação ao sistema de transporte público coletivo da capital federal. Apesar de 37% dos entrevistados considerarem o metrô como bom ou ótimo, o índice dos que consideram ruim ou péssimo também é alto: 19,3%. A lotação dos vagões está no topo dos problemas listados pelos usuários. Para 65,9%, os trens chegam cheios às estações. O excesso de passageiros é o principal problema apontado por 30,5% dos respondentes que consideram o serviço ruim. Além disso, mais da metade das pessoas que usam o metrô disseram ter presenciado panes no sistema ; de uma a mais de 10 vezes ; nos últimos 12 meses. O Governo do DF alega que tem feito investimentos em melhorias.



Na análise dos resultados do levantamento, Elizabeth Flamínio, pesquisadora responsável pelo estudo, destaca que o índice de aprovação da população sobre o sistema metroviário está abaixo dos índices registrados em outros grandes centros urbanos do Brasil. De acordo com ela, o percentual acima dos 19 pontos nos critérios ruim ou péssimo não deixa de ser ;preocupante para esse nível de posicionamento;. Na conclusão do trabalho, a indicação é que o brasiliense espera mais do metrô. ;Sintetizando a pesquisa, a população do DF quer um sistema mais amplo e melhor ; sem superlotação;, informa trecho da análise.