Jornal Correio Braziliense

Cidades

Quase três mil leitores votaram na enquete do ipê mais bonito de Brasília



Ao longo da semana, 168 internautas enviaram a foto do ipê predileto ao site www.correiobraziliense.com.br, onde 2.966 pessoas votaram em seu preferido. A imagem vencedora (com 22,45% dos votos) foi a clicada do celular do funcionário público Carlos Alberto da Silva, 57 anos. Ele trabalha na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e se encantou com a floração da árvore em frente ao edifício do órgão, na 901 Sul, próximo à entrada do Parque da Cidade. ;Gosto de fotografar as coisas bonitas da natureza. Gostei tanto dessa foto que mandei e-mail para deus e o mundo para entrarem na página do Correio e votarem;, conta. Quando soube que sua imagem era a vencedora, comemorou com a família na casa em que vive em Brazlândia. ;Adorei ver o resultado do concurso por causa da felicidade que meu pai ficou;, disse a filha Suzielen Cardoso de Melo, 24 anos.

Para o segundo colocado (12,29% dos votos), o cearense José Magalhães Soares, 48 anos, a conquista teve um significado especial. No mesmo dia em que foi comunicado de que sua imagem era a segunda mais queridinha dos internautas, soube que a filha de 21 anos estava curada de um câncer na tireoide. ;Ofereço essa vitória a ela. Porque o ipê é como a vida, perde todas as folhas para florescer mais bonito. E esse o sentimento que estou tendo em relação a minha filha;, emocionou-se.

José trabalha no Ministério da Saúde há 32 anos e, com tantos anos frequentando o mesmo local, aprendeu a dar valor às belezas próximas ao edifício. Uma delas, o ipê-roxo. A fotografia foi feita próximo ao local de trabalho. ;Nesta época, todo mundo só fala da seca, eu queria encontrar um lado positivo, aí achei o ipê. O ipê é mágico, na estiagem as folhas caem e a vida renasce em abundância;, disse. Ele usa o horário de almoço para observar a natureza e aproveita para fotografar suas belezas. ;Às vezes, os colegas de trabalho estão estressados, aí eu os convido para apreciar as árvores e os pássaros, ver o outro lado da vida.;

Especialistas
A paixão de José pelos ipês é tamanha que ele sabe de cabeça os trechos de Brasília com os exemplares mais bonitos. Conhece a época da floração e a sequência das cores que vão brotar no cerrado daqui para a frente. Em 2009, plantou 30 ipês no Guará, região onde vive com a família, e orgulha-se do desenvolvimento de cada árvore.

A foto que ficou em 3; lugar (8,69% dos votos) foi tirada de uma maneira mais casual. A advogada Thaís Cascão de Almeida, 26 anos, não é uma apaixonada por ipês, mas não hesitou em clicar pelo celular a árvore situada na 206 Sul. Ela e o namorado estavam indo à padaria quando avistaram o belo ipê. ;Não resisti e tirei a foto pensando em mandar para a minha mãe. Aí vi na TV o anúncio do Correio e mandei. Não imaginei que iria ganhar;, conta.

Os ipês enviados pelos internautas já começaram a perder as flores roxas. Mas o habitante de Brasília sabe que a cidade deve continuar colorida pelo menos até outubro. Isso porque os buquês roxos devem dar lugar aos amarelos, depois aos brancos e, por fim, o rosa-claro, todas as espécies encontradas nas áreas públicas do Distrito Federal.