Aproximadamente 200 estudantes que participavam da manifestação em apoio aos servidores públicos federais tentaram invadir o Ministério da Educação por volta das 13h desta terça-feira (5/6). De acordo com a Polícia Militar, os estudantes quebraram o vidro do prédio, mas não chegaram a entrar no local. Três policiais militares ficaram feridos durante a dispersão. Ninguém foi preso.
Estudantes de várias universidades federais de todo o país manifestaram juntamente com professores e trabalhadores rurais na Esplanada dos Ministérios, e ocuparam três das seis faixas do Eixo Monumental, na direção do Congresso Nacional. Juntos, eles pedem reajuste de 22,08%, além de uma política salarial permanente, com reposição inflacionária, valorização do salário-base e incorporação das gratificações.
A Policia Militar estima que cerca de 12 mil pessoas participaram dos atos. A partir das 15h, está prevista uma plenária para votar a greve geral do funcionalismo federal a partir do dia 11 de junho, no auditório Nereu Ramos, no Anexo II da Câmara dos Deputados.