Os portões da Universidade de Brasília foram abertos pontualmente às 12h para receber os candidatos que prestam hoje o vestibular da instituição. Ao todo, 21.368 estudantes se inscreveram para disputar as 4.184 vagas ofertadas para 96 cursos neste semestre ; 843 são reservadas ao sistema de cotas para negros. Um total de 2.994 candidatos concorrem a vagas reservadas para cotitas.
Apreensivos, os colegas Ana Ramos, 17 anos, e Alexandre Lopes, 18, tentavam manter a calma minutos antes da prova. ;Estou super confiante. Positividade é a melhor coisa nessas horas;, disse Ana, que tenta uma vaga em museologia. A adolescente presta seu terceiro vestibular e, apesar de não ter certeza sobre o curso, já faz planos para o futuro profissional: abrir um negócio próprio.
Alexandre, que já terminou o terceiro ano do ensino médio, encarou um cursinho preparatório para a prova. Um pouco mais receoso que a amiga, ele disse esperar uma prova com dificuldade mediana.
Os exames são aplicados em diversos locais do Distrito Federal, além de Valparaíso, Formosa, Goiânia e Uberlândia. No DF, o movimento de candidatos é intenso no Plano Piloto, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga.
Os portões fecharam 13h10, impedindo que candidatos atrasados realizassem as provas de língua estrangeira, português e literatura, artes, geografia, história, filosofia, sociologia e redação. Os estudantes podem sair das salas após a primeira hora, mas só podem levar o caderno de provas se saírem a partir de 17h45.
Para realizar as provas, os candidatos devem portar documento de identidade original com foto, comprovante de inscrição e caneta esferográfica preta, fabricada em material transparente. Sem o documento e a caneta, o estudante é impedido de prestar o exame.
Colaboraram Verônica Machado e Ana Pompeu