Jornal Correio Braziliense

Cidades

Distrito Federal tem 11 assaltos por hora, uma média de 8,6 mil por mês

Dados da Secretaria de Segurança Pública revelam ascensão dos crimes contra o patrimônio nos cinco primeiros meses do ano. Governo investe em aumento no efetivo da PM e em atuação nas áreas mais visadas pelos bandidos

Roubos de veículo e em comércio, furtos, tráfico de drogas e estupros estão em evidência no Distrito Federal. Só nos últimos cinco meses, houve 43.290 ocorrências contra o patrimônio na capital do país, uma média de 8,6 mil casos por mês ou 11 por hora. Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, no entanto, apontaram uma queda de 6,4% no total de roubos e furtos em maio de 2012, se comparado com o mesmo mês de 2011. Houve 2.499 casos, contra 2.340 neste ano.

Um dos crimes que mais cresceu nos primeiros cinco meses de 2012 é o roubo de automóveis. Houve 1.794 casos, um aumento de 79,6% em relação ao mesmo período do ano passado. O comandante da Polícia Militar, coronel Suamy Santana, disse que o aumento da frota contribuiu para a ação dos criminosos. ;Tivemos 85 mil veículos a mais no mês passado, e a população também tem aumentado. Mas estamos desenvolvendo um programa para atuar na áreas de maior incidência criminal. Esse programa prevê utilização das informações das ocorrências como locais, datas e horas dos crimes.; Boa parte dos ataques ocorrem na área central de Brasília.