As vendas para o Dia dos Namorados, em 12 de junho, deverão crescer 5,5% no comércio varejista do Distrito Federal, segundo expectativas do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista). Confecções, perfumes, artigos de couro e celulares podem figurar entre os produtos mais vendidos.
Os cartões de crédito devem responder por 72% do faturamento das lojas, contra 69% registrados na mesma data em 2011. O presidente do Sindivarejista, Antonio Augusto de Moraes, diz que a data só perde em termos de vendas para o natal e o dia das mães. "No Dia dos Namorados, eles trocam presentes, o que impulsiona o movimento no comércio, gerando empregos e renda", enfatiza.
O gasto médio com presentes para a data deve ficar em torno de R$ 74. As recentes medidas adotadas pelo governo para incentivar o consumo deverão ter reflexo nas vendas para o dia dos namorados, ainda segundo o Sindivarejista. A principal delas foi a ampliação do crédito. As grandes redes do varejo estão investindo na mídia para forma de incentivar os consumidores.