Na noite desta sexta-feira (25/5), ao menos 400 mil pessoas participam da 13; Festa de Pentecostes, segundo estimativa da PM. Desde as 8h, fiéis participaram de eventos para a celebração religiosa. Por volta das 19h20, a missa da cura teve início, também com celebração do padre Moacir Anastácio.
A secretária Morgana Ferreira, 28 anos, foi ao evento para buscar fortalecimento espiritual e agradecer pelas graças recebidas. "É um evento que está tomando proporção nacional. Acho que isso mostra a fé das pessoas e a vontade de buscar estar próximo de Deus", afirmou.
Para a biomédica Marta Ribeiro, 26 anos, a festa é uma oportunidade de celebrar o nascimento da Igreja Católica e se unir a outros fiéis. "Sinto muito forte a presença de Deus nesse meio. É uma alegria muito grande poder fazer parte dessa festa", conta.
A celebração cristã de Pentecostes marca o nascimento oficial da Igreja Católica, com a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, e atrai milhares de religiosos a cada edição. Desde o último domingo, a Paróquia São Pedro realiza eventos alusivos à data.
A servidora pública Laurizete Gusmão, 48 anos, diz que teve uma prece atendida pelas velas de pentecostes e, desde de então, ela participa do evento. "É como se a gente se preparasse para qualquer eventualidade. É até difícil expressar o que é exatamente", relata.
Em 1999, quando foi realizada a primeira edição da Semana de Pentecostes na Paróquia São Pedro, cerca de 300 pessoas celebraram a data. Desde então, o evento migrou para outros pontos da cidade justamente com o objetivo de acolher o crescentes número de fiéis. De lá para cá, o Pistão Park Show, a Facita e o Parque Leão também receberam os frequentadores da festa, mas, com o passar dos anos, também foram insuficientes para comportar o número de cristãos. No ano passado, o evento passou a ser realizado no Taguaparque e recebeu, de acordo com a Polícia Militar, cerca de 1,2 milhão de pessoas.