Jornal Correio Braziliense

Cidades

Festas juninas invadem a cidade com ritmos que vão do caipira ao rock

As festas juninas estão chegando com ritmos diferentes. Algumas mantêm a tradição, apresentam quadrilhas e duplas sertanejas. Outras inovam e trazem o rock para esquentar as noites de Brasília


Com a chegada do frio, é hora de separar a madeira para a fogueira, montar o espantalho e escolher o cardápio entre os pratos mais variados. As festas juninas estão chegando e o clima de interior vai tomar conta da capital federal. Apesar de todos os ornamentos típicos da época, as festanças ganham sonoridades diferentes. Desde quadrilhas e duplas sertanejas ao rock, vários estilos vão montar a trilha sonora desses eventos. Os palcos das comemorações também variam entre quadras, clubes, escolas e igrejas.

Embora o meio do ano seja o período em que as pessoas aproveitam essas festividades com mais intensidade, a comerciante Cecília Pinheiro, 48 anos, vive o momento quase o ano todo. Ela organiza a festa do Bloco M da 415 Norte há 10 anos. ;É preciso ter paixão para dar conta. Começo a pensar na próxima logo depois de desmontar a do ano. Em setembro, começo a organizar tudo;, diz. Cada edição, um tema diferente, uma novidade. No ano passado, ela estima que aproximadamente 2,5 mil pessoas tenham participado em cada dia. A próxima vai comemorar os 10 anos de festança.