Jornal Correio Braziliense

Cidades

Manifestantes do MTST afirmam não saber da reunião de hoje com o GDF

O Governo do Distrito Federal (GDF) marcou para às 16h desta terça-feira (22/5) uma reunião com representantes da ocupação Novo Pinheirinho, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Apesar do GDF confirmar o encontro, integrantes da manifestação que ocupam a área da QNR 1, em Ceilândiada afirmam que não foram informados do encontro.

[SAIBAMAIS]Também durante esta manhã, a deputada federal Erica Kokay (PT-DF) e uma comissão da Câmara dos Deputados estiveram reunidos com integrantes da manifestação do Novo Pinheirinho que ocupam a QNR 1, em Ceilândia.

A intenção da deputada é fazer um relatório sobre as condições dos manifestantes, como saúde, segurança e moradia. Ao final das entrevistas, ela deve entregar o documento à comissão de direitos humanos e em seguida ao Ministério de Cidades e Secretaria de Habitação.

História da ocupação

Integrantes do MTST invadiram as terras da Terracap no dia 21 de abril. No dia três de maio, cerca de 200 manifestantes tentaram invadir o Palácio do Buriti, em protesto contra a decisão da justiça de reintegração de posse das terras. O governo aceitou fazer o cadastro das famílias participantes da ocupação em programas habitacionais, mas os manifestantes pediram permissão para ficar nas terras até a entrega das casas, pedido na qual não foi aceito.

O Tribunal de Justiça do DF e Territórios tentou um acordo entre as partes na semana passada, mas também não obteve sucesso. A justiça deu novo prazo para a desocupação para o fim dessa segunda-feira, decisão não cumprida pelo MTST.