Trinta cadeiras motorizadas e personalizadas para pessoas com deficiência foram entregues na manhã desta terça-feira (15/5) para pacientes que faziam parte de um cadastro da Gerência de Órteses e Próteses da Secretaria de Saúde, responsável pela avaliação clínica, a definição das medidas da cadeira e a licitação para compra dos equipamentos. A entrega foi feita pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.
Segundo a Secreataria de Saúde, desde o início de 2011, mais de 1,8 mil cadeiras de rodas foram fornecidas para pessoas com deficiência e R$ 105 milhões investidos em políticas para pessoas com necessidades especiais.
Para receber uma cadeira de rodas motorizadas é necessário a indicação do médico que acompanha o paciente. Em seguida, o interessado deve se cadastrar na Gerência de Órteses e Próteses, onde uma equipe médica realiza exames e define o tipo de cadeira e os acessórios necessários de acordo com as limitações de cada paciente. Outras 45 cadeiras já foram adquiridas e os pacientes indicados para recebê-las passarão pelas avaliações.