Foi confirmada nesta terça-feira (15/5), pela Secretaria de Agricultura, a morte de um cavalo com raiva no Núcleo Rural de Sarandi, em Planaltina. De acordo com a Base Operacional da região administrativa, o animal faleceu em março e exames realizados pelo Hospital Universitário diagnosticaram a causa da morte.
A raiva é uma zoonose causada por vírus, que é transmitida ao homem por animais mamíferos e é uma doença que pode levar à morte. A transmissão acontece quando um animal infectado deposita o vírus existente em sua saliva em ferimentos e mucosas, através de mordidas, arranhões ou lambidas.
Gripe equina
Além da raiva, a gripe equina também vem preocupando os criadores de equineos do Distrito Federal. Desde abril, após o término da Exposição Agropecuária de Brasília, na Granja do Torto, diversos proprietários de equídeos que estiveram presentes no local do evento relataram que os animais apresentaram sinais de gripe, compatíveis com influenza equina.
Depois de realizadas as análises epidemiológicas preliminares, 150 animais apresentaram suspeita da gripe e a secretaria tomou medidas para evitar o surto da doença, como exigência do atestado de vacinação contra a gripe para o trânsito de equídeos, com data de vacinação de no mínimo 15 dias anteriores à data do transporte.
A influenza equina é uma doença viral altamente contagiosa, e é considerada a enfermidade respiratória com mais casos em vários países. Afeta, na maioria das vezes, animais de um a três anos, mas pode ocorrer em qualquer idade, inclusive em animais vacinados.