Jornal Correio Braziliense

Cidades

Detran flagra 280 infrações na primeira semana da faixa exclusiva na W3 Sul

Em apenas uma semana de fiscalização na W3 Sul, os agentes do Departamento de Trânsito (Detran) multaram pelo menos 280 motoristas que desrespeitaram o corredor para veículos destinados ao transporte público de passageiros. O número é equivalente a 40 infrações por dia, de 7 de maio até o último domingo. Responsável pelas outras duas vias que têm a faixa especial, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) registrou 4.504 infrações nas estradas Parque Núcleo Bandeirante
(EPNB), com cerca de 19 por dia, e Taguatinga (EPTG), com 52 diariamente (veja quadro). A média nas três vias é de 37 multas a cada 24 horas. O corredor exclusivo se estendeu para a W3 Norte e começa a valer hoje. Os motoristas terão cerca de um mês para se adaptarem às normas antes do início da fiscalização.

Apesar de alto, o número de infrações nas três vias pode ser ainda maior. O balanço realizado pelos órgãos não inclui os flagrantes dos 78 equipamentos eletrônicos. Seis estão instalados na W3 Sul, outros 50 ficam na EPTG e o restante, 22 pardais, na EPNB. A faixa exclusiva na W3 Norte foi concluída ontem. A partir de hoje, os motoristas terão 30 dias para se adaptarem às novas condições da via. ;Começaremos orientando os motoristas dos ônibus. Amanhã (hoje) e na quinta-feira, teremos equipes nos terminais para isso. Na próxima semana, teremos a distribuição de materiais para os demais motoristas, além de comerciantes e moradores da região;, explicou o diretor-geral do Detran, José Alves Bezerra. ;Eles terão um prazo suficiente para absorver a informação, passar a respeitá-la e contribuir para que seja um sucesso;, completou.