Jornal Correio Braziliense

Cidades

Funcionários da Caesb podem intensificar greve na próxima semana

Os funcionários em greve da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) devem intensificar o movimento, que já dura oito dias, a partir da próxima semana. O sindicato não concordou com as propostas feitas em reunião na tarde desta sexta-feira (11/5) com a Comissão de Negociações Sindicais da Caesb.


De acordo o presidente da Comissão, Lourenço Cruz, a empresa propôs que o sindicato crie um grupo para discutir durante 180 dias com a Companhia sobre a redução da jornada de trabalho para seis horas diárias. No entanto, mesmo que aprovada, a medida só poderia ser colocada em prática a partir de maio de 2013, o que não é aceito pelos trabalhadores.


Em relação ao reajuste salarial, a empresa diz ser impossível oferecer o benefício devido ao decreto do Governo do Distrito Federal que impede aumentos salariais durante o ano de 2012.


Entre as principais reivindicações da categoria estão o fim da terceirização de funcionários, a transparência no número de comissionados e sua limitação, além da melhoria de condições de trabalho para os funcionários. O sindicato também pede que seja feito concurso público para a contratação de novos empregados, pois falta de mão de obra qualificada dentro da empresa.