Jornal Correio Braziliense

Cidades

Provas de dois cargos do concurso do Senado podem ser anuladas

As provas objetivas de conhecimentos específicos para os cargos de fisioterapia e urologia do concurso do Senado Federal, realizadas em 11/3, podem ser anuladas. O Ministério Público do Distrito Federal (MPF-DF) ajuizou nesta terça-feira (8/5) ação civil pública para que as avaliações sejam desconsideradas. Segundo o órgão, 80% das questões cobradas dos candidatos foram literalmente copiadas de concursos anteriores,o que viola os princípios da isonomia, da moralidade, da impessoalidade e do sigilo das provas.

A medida liminar do MPF pede à Justiça que declare a invalidade das provas e determine sua imediata reelaboração e reaplicação. As novas datas devem ser divulgadas no prazo de 15 dias a partir da decisão judicial.

A ação requer, ainda, que a Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do concurso, respeite, sob pena de multa de R$ 10 mil por dia, o intervalo mínimo de 20 dias entre a data de marcação e a data de realização das provas, assim como o ineditismo mínimo e o efetivo sigilo do conteúdo das questões.

A assessoria de imprensa da FGV informou que vai aguardar o início das investigações para se pronunciar.