Jornal Correio Braziliense

Cidades

Postos de combustível terão que explicar indícios de combinação de preço

Donos de revenda de gasolina e álcool terão de dar explicações à Secretaria de Direito Econômico. Investigações reforçam os indícios de combinação de preço, margem elevada de lucro e controle do mercado local

A Secretaria de Direito Econômico (SDE), ligada ao Ministério da Justiça, notifica hoje quatro distribuidoras de combustíveis, as 16 maiores redes de postos e o sindicato que representa o setor no Distrito Federal. Técnicos do órgão encontraram fortes indícios de infrações à ordem econômica no mercado de revenda de etanol e gasolina na capital do país. Após dois anos e meio reunindo informações, concluíram que há elementos suficientes para cobrar explicações dos empresários.

Se os notificados não apresentarem respostas convincentes, o caso tende a seguir para apreciação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Além de multadas, redes de postos podem ter a permissão de funcionamento cassada. O Sindicombustíveis-DF informou, ontem, que só se pronunciaria após o recebimento da notificação. A reportagem não conseguiu contato com a BR Distribuidora e o advogado da Rede Gasol, a maior do DF, não retornou a ligação até o fechamento desta edição.