Começou ontem, segunda-feira (7), o vencimento das parcelas do Imposto sobre a Propriedade Predial Territorial e Urbana (IPTU) e Taxa de Limpeza Pública (TLP) dos imóveis inscritos no Distrito Federal. Quem optou pelo pagamento da cota única teve até ontem (7) para realizar o pagamento do valor integral da taxa com o desconto de 5%.
Aqueles que optaram por dividir o valor em seis parcelas perdem o desconto de 5% e devem pagar a primeira até a próxima sexta-feira (11). As datas de vencimento do parcelamento variam de acordo com o número final da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do Distrito Federal (CI/DF).
Hoje (08) vencem parcelas de inscrições com os finais 3 e 4. Amanhã (09) é a vez dos proprietários de imóveis de final 5 e 6 pagarem a primeira parcela do imposto, e assim, sucessivamente, até a próxima sexta-feira (11). Acompanhe tabela abaixo.
Caso haja atraso no pagamento, a multa e a atualização monetária variam de acordo com o tempo decorrido. Para parcelas em atraso pagas no mês de cobrança, a multa é de 5%. Já as parcelas atrasadas quitadas no mês seguinte, a menos de 30 dias do vencimento, incidirá a correção monetária do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), mais juros de 1% e multa de 5%. No caso das parcelas em atraso pagas no mês seguinte, com mais de 30 dias do vencimento, incidirá o INPC, mais juros de 1% e multa de 10%.
A expectativa de arrecadação da Secretaria da Fazenda com o IPTU 2012 é de R$ 467 milhões.
Serviço: O contribuinte que não receber o carnê de IPTU/TLP em sua residência pode emitir o documento na página da Secretaria de Fazenda do DF na internet, em: www.fazenda.df.gov.br / Aba Cidadão / IPTU / Emissão de 2; via.
O cidadão pode, ainda, solicitar o documento nas agências ou postos de atendimento da Receita ou nas unidades do Na Hora, mediante informação do n; de inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do DF (CI/DF). O n; de inscrição do imóvel pode ser obtido no carnê de IPTU/TLP de exercícios anteriores.