Fiscalização contra o comércio irregular realizadas em conjunto entre a Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops), a Agência de Fiscalização (Agefis) e a Polícia Militar teve como saldo de 8,8 mil produtos apreendidos. As operações foram realizadas nesta sexta-feira (27/04) e passaram por Brasília, Gama, Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e Núcleo Bandeirante. Dois homens acabaram presos em flagrante comercializando mídias piratas.
Um deles foi abordado próximo a um shopping do Setor de Diversões Norte. Com ele havia 396 CDs e DVDs falsificados. Ele foi encaminhado à 5; DP e autuado por violação do direito autoral. Pelo mesmo crime vai responder outro vendedor de mídias falsificadas flagrado na entrequadra 306/7 Norte. Este foi levado à 2; DP, com 325 CDs e DVDs. Se condenados, eles podem pegar até quatro anos de prisão.
A fiscalização permaneceu durante todo o dia na área central do Plano Piloto. Entre os 2,3 mil produtos recolhidos dos ambulantes próximo a um shopping do Setor de Diversões Norte estão óculos, bolsas, calçados, peças de vestuário, cintos, carteiras, garrafas plásticas e eletrônicos. Três ambulantes que desacataram os fiscais foram detidos na 5; DP. Um deles dirigia, sem habilitação, uma saveiro branca, onde levava 150 kg de frutas. O veículo foi recolhido pelo Detran. A infração é gravíssima, com multa de R$ 574.
Em outra operação de combate à pirataria, em Samambaia, agentes da Seops apreenderam 2,2 mil mídias falsificadas. No centro do Gama, mais 1,8 mil. Na Quadra 202 do Recanto das Emas foram 1,2 mil CDs e DVDs recolhidos. No Riacho Fundo I, mais 550 e no Núcleo Bandeirante, 800.
Informações SEOPS