Assim como a capital, a Universidade de Brasília (UnB) completou aniversário ontem. A celebração reuniu servidores, alunos e ex-alunos no auditório Dois Candangos, no campus Darcy Ribeiro. A sessão solene foi organizada pelo Conselho Universitário (Consuni) para comemorar os 50 anos da UnB. Personalidades como o senador Cristovam Buarque e outros ex-reitores foram convidados, mas enviaram seus representantes.
Estudantes e docentes subiram ao palco para falar sobre a importância da instituição de ensino em suas vidas. "Na UnB sonhar além do impossível não é apenas permitido, é indicado. Queremos uma UnB livre do machismo, da homofobia e do racismo. Livre de grupos que duelam por poder", disse o estudante de direito e coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Octávio Torres, 21 anos. Houve também shows da Orquestra Brasiliana, de músicos do Clube do Choro de Brasília e outros artistas.
Ainda na manhã de ontem, 52 personalidades que se destacaram no desenvolvimento social da capital foram homenageadas no Parque da Cidade. A iniciativa foi da Administração de Brasília, que escolheu líderes comunitários, empresariais e integrantes do governo para representar cada um dos anos comemorados pela capital.