Uma manifestação próximo ao Posto Policial da Estrutural deixou o trânsito interditado por aproximadamente uma hora para os motoristas que seguiam no sentido do Plano Piloto - Taguatinga na tarde desta quarta-feira (18/4). Segundo informações da Polícia Militar, cerca de 300 moradores de Vicente Pires atearam fogo em pneus e impediram a passagem dos motoristas em protesto contra uma operação do Comitê de Combate ao Us o Irregular do Solo que derrubou sete casas na Chácara 126, na região administrativa, na manhã de hoje.
Segundo o Comitê, as derrubadas estavam previstas no cronograma de ações contra o parcelamento ilegal, já que a área pertence à União e está em processo de regularização. Além disso, as construções não poderiam ter sido realizadas em respeito ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2006 entre o Governo do DF e o Ministério Público.
A manifestação terminou depois que os moradores entraram em acordo com o chefe da Divisão de Fiscalização da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Carlos Oliveira, que afirmou que não haverá novas derrubadas no local pelo menos nos próximos dois dias. Ainda segundo Carlos, a SPU não havia sido comunicada sobre a ação desta manhã.