Jornal Correio Braziliense

Cidades

Shows na Esplanada unem música com literatura na 1ª Bienal Brasil do Livro

Shows são parte da programação da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura. Todas as atrações são gratuitas

Um diálogo fértil entre as artes vai tomar de assalto dois palcos montados ao ar livre na região central de Brasília. Música e literatura serão tema de apresentações de alguns dos maiores nomes da música popular brasileira, em shows gratuitos, especialmente montados. A programação inclui os gaúchos Kleiton e Kledir (que assina seus livros como Kledir Ramil), o paulistano Nando Reis (escritor e cronista), o carioca-brasiliense Oswaldo Montenegro (que é também dramaturgo), a mineira Fernanda Takai (escritora e cronista), a banda brasiliense Capital Inicial (cujas letras contêm forte discurso político), o paraibano Chico César (poeta, autor de Cantáteis: Cantos Elegíacos de Amozade) e o baiano Caetano Veloso (autor de livros como Verdade Tropical e o recente O mundo não é chato). Os shows acontecem em dois grandes palcos ; Palco da Praça do Museu e Palco da Esplanada ; e começam sempre às 21h. Além destes, a I Bienal Brasil do Livro e da Leitura promoverá vários outros shows, em palcos menores, dentro do Pavilhão.

A relação íntima entre compositores e escritores começa com Kledir Ramil, consagrado na música com a dupla Kleiton & Kledir. O gaúcho despontou na literatura com o livro de contos e crônicas Tipo assim, que rendeu prêmios e um convite para assinar uma coluna no jornal Zero Hora. A dupla divide o palco com Nando Reis, que além de compositor, já foi cronista esportivo do jornal Folha de São Paulo e é autor do livro infantil Meu pequeno São-Paulino, no qual confessa sua paixão pelo time do São Paulo Futebol Clube. Eles tocam no dia 19 de abril, a partir das 21h, no Palco da Praça do Museu.

No dia seguinte, 20 de abril, é a vez do Palco da Praça do Museu ser tomada por Oswaldo Montenegro e Fernanda Takai. Oswaldo se divide entre a composição musical e a dramaturgia. Já escreveu, dirigiu e produziu 18 peças musicais, como Léo e Bia e A Dança dos Signos. Fernanda Takai é musicista, vocalista da banda mineira Pato Fu e também é cronista dos jornais Correio Braziliense e O Estado de Minas. Seus contos e crônicas publicados nos jornais já renderam dois livros: Nunca Subestime uma Mulherzinha, de 2007, e A Mulher Que Não Queria Acreditar, de 2011.

No dia 21 de abril, aniversário de Brasília, a festa se transfere para o Palco da Esplanada, para o grande show da banda Capital Inicial. Antes, quem se apresenta é o rapper GOG, escritor e um dos pioneiros do movimento hip hop em Brasília.

E a programação de shows só termina no domingo, 22 de abril, com show do paraibano Chico César e do baiano Caetano Veloso, no Palco da Esplanada. Mas o domingo inteiro será regado a música: às 10h, no mesmo palco, será a vez de Bia Bedran, cantora, compositora e especialista em Musicoterapia, fazer seu show. E às 18h, no Auditório Nelson Rodrigues, o músico e cineasta André Luiz Oliveira, baiano radicado em Brasília, apresenta o espetáculo musical-poético ;Mensagem;, inspirado no poeta português Fernando Pessoa.

PROGRAMAÇÃO

Dia 19 ; Kleiton & Kledir e Nando Reis ; Palco da Praça do Museu

Dia 20 ; Oswaldo Montenegro e Fernanda Takai ; Palco da Praça do Museu

Dia 21 ; GOG e Capital Inicial ; Palco da Esplanada

Dia 22 ; Chico César e Caetano Veloso ; Palco da Esplanada