Jornal Correio Braziliense

Cidades

TJDFT lança medidas inéditas para melhorar sistema penitenciário da capital

TJ lança medidas com objetivo de modernizar os trâmites na área criminal do DF. Entre elas, estão o controle biométrico e o alvará de soltura digital

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) deu início ontem a um pacote com três medidas inéditas no sistema penitenciário da capital. A intenção é humanizar os procedimentos na área criminal, além de dar mais rapidez e segurança nas operações realizadas pelo Poder Judiciário. As novidades são o Projeto de Controle Biométrico para Acompanhamento de Penas (Probio), o Projeto de Alvará de Soltura Eletrônico (Proalv) e a Guia de Orientação para o Egresso do Sistema Prisional, por meio de uma cartilha voltada para as pessoas que estão prestes a receber a liberdade.

O lançamento dos projetos ocorreu ontem, no Salão Nobre do TJDFT, e já começa a ser posto em prática de forma experimental. A principal medida, o Probio, envolve o uso de biometria para fazer o reconhecimento das pessoas. O juiz assistente da Corregedoria do TJDFT Pedro Yung-Tay explica que o recurso, muito utilizado no exterior, é de tecnologia alemã. ;Fazemos a identificação da pessoa por meio uma câmera. Ela tira uma foto digital, que fica registrada no sistema e tem 99,9 % de acerto;, garante.

TJ lança medidas com objetivo de modernizar os trâmites na área criminal do DF. Entre elas, estão 
o controle biométrico  e o alvará de soltura digital