O artesanato no Distrito Federal tem muito a comemorar nesta segunda-feira (19), Dia Nacional do Artesão. A Gerência de Promoção de Trabalhos Artesanais da Secretaria de Trabalho (Setrab) cadastrou, somente no ano passado, 1.279 artesãos e revalidou a carteira de 317 profissionais da área. O segmento está crescendo na região, onde apresenta potencial econômico e é um dos responsáveis pela geração de emprego e renda.
;O artesanato é um setor que está se expandindo em Brasília, com perspectivas de criação de um calendário internacional. Isso significa mais turistas e visibilidade para a cidade, além de aumento do faturamento para os artesãos;, destaca o secretário de Trabalho, Glauco Rojas.
Por intermédio da Setrab, o setor foi representado em diversas feiras de artesanato em todo Brasil em 2011. Apenas nesses eventos houve arrecadação de cerca de R$ 500 mil, de acordo com informações da secretaria. Em uma das ações do Governo do Distrito Federal, a Rota do Artesanato Candango, as vendas ultrapassaram a casa dos R$ 145 mil no ano passado. As atividades da Rota ocorrem em cidades do DF e possibilitam ao artesão a exposição e venda de produtos, além de poderem fazer contatos e se articular.
O aspecto artístico, por sua vez, confere ao artesanato brasiliense a característica de disseminador da cultura da capital do país. Para o secretário de Trabalho, o conceito de que Brasília não tem cultura própria está superado. ;O artesanato é prova disso, pois mostra a identidade cultural e artística da cidade. O artesanato dá a cara de Brasília. Tanto que a Torre de TV, onde ficam muitos artesãos, é um dos principais pontos turísticos;, diz Rojas.
Dia Nacional do Artesão
Para comemorar a data, o GDF preparou uma programação especial em diversos pontos da cidade. Dois destaques são as exposições de artesanato promovidas pela Setrab no shopping Liberty Mall e na Casa do Artesão, no Conic. Mais de 100 artesãos vão mostrar um pouco da arte brasiliense em móveis, metal, cerâmica, madeira, fibra, bordados, bijuteria de pedras e sementes, rendas e flores do cerrado, entre outras matérias-primas. As peças ficarão expostas de hoje (19) até quarta-feira (21).
SERVIÇO
Exposição Liberty Mall
Dias 19, 20 e 21 de março
Local: Shopping Liberty Mall ; Setor Comercial Norte, quadra 2, bloco D, Asa Norte, Brasília
Horário: dia 19, de 8h30 às 17h; dias 20 e 21, entre 10h e 22h
Entrada franca
Exposição Casa do Artesão
Dias 19, 20 e 21 de março
Local: Casa do Artesão (Conic) ; Setor de Diversões Sul, Asa Sul, Brasília
Horário: de 8h às 17h
Entrada franca