Conhecida por trazer os meses mais frios do ano em Brasília, chegará às 2h14 da manhã e seguirá até o mês de junho. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vai divulgar nos próximos dias a previsão para toda a estação, mas já adianta a predisposição do clima.
;A tendência é de redução das chuvas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O clima deve ficar mais ameno e, no final da estação, começam as massas de ar de origem polar, que trazem mais frio;, destaca o chefe da Previsão de Tempo do Inmet, Luiz Cavalcanti.
O período de seca em Brasília está previsto para começar em maio, aproximadamente um mês antes do inverno. Até lá, o brasiliense pode esperar a diminuição da temperatura e da umidade relativa do ar, o que normalmente eleva o nível de poluição atmosférica.
Cuidados com a saúde
A combinação de ar seco, poluição, frio e ambientes fechados tem como conseqüência o aumento dos casos de doenças respiratórias infecciosas, causadas por vírus. As mais comuns são as gripes e os resfriados, que em algumas situações podem evoluir para pneumonia ou bronquite. Portanto, nessa época do ano, alguns cuidados ajudam a prevenir infecções virais.
;É recomendável se manter agasalhado e ingerir muito líquido. Também é importante manter em dia o calendário de vacinação de gripe e de pneumonia. Especialmente as crianças e os idosos, que apresentam mais chances de complicações dessas doenças;, alerta o infectologista e chefe do Núcleo de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde, Dalcy Albuquerque.
Segundo Albuquerque, nesta época do ano a disseminação de infecções é fácil e rápida, principalmente em locais pouco arejados, já que o vírus é transmitido pelas vias respiratórias. Nas áreas rurais, a atenção deve ser redobrada em relação à hantavirose, que também é transmitida por vias aéreas.