Jornal Correio Braziliense

Cidades

Integrantes de quadrilhas de estelionato que agiam desde 2000 são presos


A Delegacia do Consumidor (Decon), prendeu três homens acusados de estelionato, na Operação Pinóquio, realizada na manhã desta sexta-feira (16/3). De acordo com a delegada-chefe da Decon, Alessandra Lacerda, os três presos fazem parte de uma quadrilha que pratica golpes em Brasília desde 2000. "Eles colocam anúncio no jornal, prometem crédito para compra de imóvel, automóvel e outros objetos. A vítima repassa um valor para a empresa e nunca mais vê nem o serviço que adquiriu, nem o dinheiro de volta", explica a delegada.

Ao realizar mandados de busca e apreensão e prisão, os agentes prenderam em flagrante o dono de uma empresa de crédito, Paulo Vilar Barreto. No momento que a polícia chegou ao estabelecimento, localizado no Conic, o homem estava aplicando golpes em duas vítimas. Na casa de Paulo, os agentes encontraram um revólver calibre 357 com várias munições, R$ 67 mil em dinheiro e R$ 72 mil em cheques. Ele vai responder por estelionato e porte de arma de uso restrito.

A Decon prendeu ainda dois homens em uma empresa de empréstimo e financiamento no Pistão Sul, Taguatinga. Enok Santos Pereira e Umaratá César Ribeiro foram presos após uma denúncia. A delegacia está investigando o estabelecimento.

As investigações apontaram doze integrantes da quadrilha que foram indiciados em diversos inquéritos. Nove homens ainda não foram localizados.