Jornal Correio Braziliense

Cidades

Perícia comprova que pane em metrô foi causada por problemas em cabos

A perícia da Polícia Civil comprovou que a conexão invertida de cabos descoberta no Metrô no dia 9 de fevereiro foi fator determinante para causar a inoperância do sistema de transporte naquele período. O laudo foi concluído na sexta-feira (9/3), depois de uma série de reconstituições realizados pela perícia.

Segundo Robson Cândido da Silva, delegado chefe da 23; Delegacia de Policia, do P Sul, a mudança nos cabos causou uma sobrecarga no sistema, tornando as redes de dados e sinalização inoperantes. O sistema em pane parava os vagões como medida de segurança.

A polícia ainda não concluiu se foi um caso de sabotagem ou de inoperância. Ainda não há suspeitos sobre o crime, mas o delegado afirmou que apenas um funcionário do Metrô pode ter causado a pane.

Já foram ouvidas 55 testemunhas sobre o caso, e algumas serão reconvocadas a depor sobre as novas descobertas da perícia. A polícia deve retomar os depoimentos sobre o caso nesta semana.

A assessoria do Metrô-DF afirma que o laudo ainda não foi apresentado à empresa. No entanto, ressaltaram que desde a época do incidente, em fevereiro, a segurança do sistema foi reforçada com câmeras de segurança. O Metrô-DF informou ainda que um processo de licitação está em andamento para a contratação de um sistema mais moderno.