Os milhares de candidatos que disputarão uma das 246 vagas do concurso do Senado amanhã vão mudar a rotina da cidade. Os salários iniciais de até R$ 23,8 mil devem levar 157,9 mil pessoas aos locais de prova em todo o país, mas, sobretudo, no Distrito Federal.
O movimento esperado é tamanho que chamou a atenção dos ambulantes da capital federal. Eles já se prepararam e pretendem dedicar o fim de semana a abastecer os candidatos de canetas, água mineral, refrigerantes, sorvetes e lanches diversos. A previsão de um fluxo anormal de pessoas nas ruas da capital federal obrigou, inclusive, o governo local a reforçar as opções de transporte urbano na cidade. Um esquema especial foi montado exclusivamente para garantir a normalidade do concurso mais esperado do ano.
Amanhã, o metrô funcionará em horário ampliado, das 6h às 22h. Normalmente, os trens circulam das 9h às 19h aos domingos. A frota de ônibus urbanos também deverá ser aumentada. Os donos de depósitos de água e refrigerantes estão otimistas. Nivaldo Luiz de Souza, proprietário de uma distribuidora, pretende trabalhar até mais tarde amanhã, se necessário.
Ele calcula vender até 250 caixas de água mineral, o equivalente a 12,5 mil garrafas, se o dia for ensolarado. ;O que mais se vende é água e refrigerante. A quantidade depende do evento e do clima. Se chover, as vendas serão mais fracas;, explicou. Comerciantes do Setor de Diversões Sul (Conic) estimam que os ambulantes também compraram produtos para revender ao longo do dia no domingo.
Leia reportagem completa na edição de hoje do Correio Braziliense