Uma fiscalização de rotina da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) realizada nesta terça-feira (06/03) na área central de Brasília flagrou, por volta de 16h, um guardador e lavador de veículo dirigindo um carro sem habilitação. O episódio ocorreu em um estacionamento público da Quadra 04 do Setor Comercial Sul. O proprietário do veículo teve a carteira de habilitação retida e recebeu auto de infração.
No local, agentes da Seops acionaram o 1; Batalhão de Trânsito da Polícia Militar para registrar o flagrante. O flanelinha foi enquadrado no artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro, por dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação, ou permissão. Ele foi notificado no valor de R$ 574,62. Porém, a multa recai sobre o proprietário do veículo.
Já de acordo com o artigo 164, por permitir a uma pessoa não habilitada dirigir o veículo o dono recebe multa de R$ 191,54. A infração é considerada gravíssima, com a penalidade de sete pontos na carteira e medida administrativa de recolhimento da CNH. O guardador e lavador de veículos poderá ainda perder o registro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).
A ação envolveu dez servidores da Seops e da Polícia Militar, coordenados pelo Diretor de Operações da Secretaria Capitão Alexandre Carvalho.