Jornal Correio Braziliense

Cidades

Pane na subestação de Furnas deixa vários pontos do DF sem energia elétrica

Uma pane elétrica deixou várias regiões do Distrito Federal sem luz na tarde desta terça-feira (6/3). Os semáforos ficaram sem funcionar, o que causou transtornos para os motoristas que passavam pelos principais cruzamentos da zona central da capital. Segundo informações preliminares da assessoria de comunicação da Companhia Energética de Brasília (CEB), houve um problema na subestação de Furnas, que abastece parte de Brasília, mas as causas ainda não foram identificadas.

A assessoria de Furnas confirmou o rompimento de cabos de algumas conexões às 13h12 de hoje, o que afetou o suprimento à CEB. Segundo a empresa, equipes técnicas já estão no local para avaliar as causas do ocorrido e proceder os reparos necessários.

Segundo a CEB, toda a área central sul da cidade ficou sem energia: Asa Sul, Setor Comercial Sul, Setor de Autarquias, Cruzeiro Novo, Octogonal e Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). No entanto, internautas relataram também a falta de luz no Setor Bancário Sul, Setor Hospitalar Sul, Guará e Lago Sul.

Caos

Os reflexos do apagão foram sentidos principalmente no trânsito da cidade. Houve congestionamento no cruzamento entre a W3 Norte e Sul e também na pista que dá acesso à Esplanada dos Ministérios, em frente à Rodoviária do Plano Piloto. No Parque da Cidade, na pista atrás do shopping Pátio Brasil, o trânsito ficou menos complicado, mesmo com a grande quantidade de veículos que tentava transitar pelo local. Por volta das 14h20, agentes do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) foram direcionados para os locais mais afetados com o desligamento dos semáforos. A falta de energia também prejudicou o funcionamento do comércio.

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou que o funcionamento dos trens não foi afetado. A CEB não tem nem a previsão para a normalização.