Jornal Correio Braziliense

Cidades

Faixa exclusiva da EPTG passa a ser fiscalizada a partir desta segunda

A faixa exclusiva da EPTG (DF-085) começou a ser fiscalizada nesta segunda-feira (5/3). A pista da esquerda implantada no dia 31/01, no sentido do fluxo, só pode ser usada por ônibus, veículos de transporte escolar e táxis autorizados pelo Detran/DF. A infração dessa lei é considerada grave e acarretará em 5 pontos na carteira e em uma multa no valor de R$ 127,69.

Por ser uma rodovia, a autuação poderá ser feita sem abordagem, conforme previsto no Manual de Fiscalização de Trânsito do Denatran. Por enquanto, a fiscalização será realizada todos os dias por agentes de trânsito no local, até que a implantação da fiscalização eletrônica seja realizada. Ainda não existe previsão para a instalação do equipamento.

A primeira via a ter a implantação da faixa exclusiva foi a EPNB, no final de 2011. Após um período de conscientização dos motoristas, a fiscalização foi iniciada no dia 13/02.

Outras vias do Distrito Federal também irão ganhar corredores exclusivos para transportes coletivos, como as avenidas Hélio Prates, Elmo Serejo, o Eixo Monumental, Via Estrutural e BR - 020. A W3 começou a receber a pintura da faixa exclusiva no dia 26/02 e a medida está prevista para ser implementada no dia 15/03.