Jornal Correio Braziliense

Cidades

Muitos turistas aproveitaram o feriado prolongado para conhecer Brasília

Enquanto uma parte do Brasil pega fogo durante os quatro dias de folia e passa horas no empurra-empurra atrás dos trios elétricos, a outra foge da bagunça para investir em uma pausa mais tranquila. Um levantamento recente da Secretaria de Turismo do Distrito Federal mostra que Brasília ocupa o terceiro lugar no ranking das cidades mais procuradas pelos turistas nacionais ; só perde para São Paulo e Rio de Janeiro.

Trocar a festa do carnaval por uma visita à capital do país foi o que a gaúcha Valéria Zotti, 39 anos, fez este ano. No último dia de passeio, ela concluiu ter feito um intensivão turístico em Brasília. No roteiro, estavam os principais pontos da cidade, como a Praça dos Três Poderes, a Catedral, a Torre de TV, o Palácio da Alvorada e a Praça Ermida Dom Bosco. O casal de servidores públicos Andrea Duarte, 35, e Sinval Duarte, 37, mora em Brasília e foi o responsável pela vinda de Valéria à cidade. ;Sempre quis trazer minha prima aqui e consegui graças ao feriado;, comemorou Andrea. Depois de passar por vários lugares, Valéria não soube definir o favorito. ;Gostei muito dos lugares por onde passei. A cidade é muito bonita;, generalizou a assistente administrativa.

Longe do ziriguidum e em busca de sossego, um grupo de quatro amigos de Santa Maria Madalena (RJ) aproveitou o feriado prolongado para conhecer Brasília com pitadas de aventura. Eles vieram em três motos, e a viagem durou três dias. Sem demonstrar cansaço pelo longo percurso, a turma partiu para a Esplanada dos Ministérios guiada pela amiga brasiliense Fernanda Fernandes, 52 anos. ;O mais impressionante aqui são os monumentos históricos e a arquitetura local. Achei tudo muito lindo;, disse o servidor público Giovani Buzzi, 45.

A matéria completa você lê na edição impressa do Correio Braziliense desta quarta-feira (22/02).