O Distrito Federal terá mais dois corredores exclusivos para ônibus. O próximo funcionará ao longo da W3 Sul, no trecho entre o Pátio Brasil Shopping e o Setor Hospitalar Sul, num percurso de 8km. Assim que essa via estiver em funcionamento, começarão as intervenções para adaptar a Avenida Helio Prates, entre a Fundação Bradesco e o Buritinga, ao sistema. A partir da próxima semana, o Departamento de Trânsito (Detran) começa a sinalizar a pista. E, em seguida, dará início ao trabalho de orientação e educação dos condutores.
A prioridade para o transporte coletivo na W3 deve começar em março. Ao todo, 480 ônibus realizam 2,4 mil viagens no local. A Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) não concluiu o levantamento sobre quantas pessoas são transportadas diariamente. Uma equipe do Detran começou ontem o estudo para redimensionar o tempo dos semáforos na via.
A fiscalização eletrônica que já está instalada ao longo da via terá de ser adaptada para flagrar os infratores. Técnicos do Detran e do DFTrans acreditam que a mudança será menos traumática para os condutores. "Na W3, os ônibus normalmente já circulam pela faixa da direita. O corredor está quase consolidado", avalia José Alves Bezerra, diretor-geral do Detran.
Confira reportagem completa e a relação dos políticos inelegíveis na edição deste sábado (18/02) do Correio Braziliense.