Os alunos da rede pública do ensino fundamental e médio do Distrito Federal já podem soltar a imaginação sob o tema ;A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública;. O Concurso Cultural da 1; Conferência Distrital Sobre Transparência e Controle Social ; Consocial-DF ; vai premiar textos, desenhos, encenações teatrais e arte em grafite sobre o tema, por meio do prêmio Escola-Cidadã. Mobilizações programadas nas escolas também serão homenageadas.
Ao todo, os alunos serão premiados em 12 categorias com computadores, câmeras fotográficas e aparelhos de mp3. Os professores inscritos como responsáveis pelos trabalhos dos alunos contemplados também receberão prêmios, bem como os diretores das escolas contempladas na categoria Grafite e Escola-Cidadã.
Para o secretário de Governo do DF, Paulo Tadeu, mais do que o concurso em si, a iniciativa objetiva incentivar, nas salas de aula, o debate sobre a participação e fiscalização da sociedade perante os gastos públicos, sensibilizando os jovens ainda em idade escolar sobre a responsabilidade de fiscalizar os investimentos públicos em todas as esferas de poder.
;A escola é parte fundamental no processo de formação do cidadão e a proposta do Concurso Cultural da Consocial-DF é exatamente isso, formar cidadãos cientes de seus direitos e deveres como membros de uma sociedade justa e igualitária;, destacou o secretário.
Como participar ; Os alunos interessados devem ficar de olho na chamada do concurso em suas escolas para participar. Cada escola selecionará os melhores trabalhos, em concurso interno. Só poderão ser inscritos uma redação e um desenho por categoria. O mesmo serve para a categoria Grafite ; neste caso, a exigência é que as equipes tenham entre dois e vinte alunos. Os alunos com deficiência sensorial poderão concorrer nas categorias Desenho II e Redação I com auxílio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) local.
Para a categoria Teatro, cada escola deverá criar coletivamente um espetáculo inédito com o tema do concurso, com duração entre 10 e 20 minutos, a ser encenado por equipe de, no mínimo, cinco e, no máximo, 20 alunos. A peça deverá ser apresentada para a comissão julgadora em uma data a ser combinada. O prêmio Escola-Cidadã vai premiar a estratégia mais eficiente, bem como ações realizadas pelas direções das escolas.
O concurso é uma realização das secretarias de Governo, Educação e Transparência e Controle do DF. Foi instituído pela Portaria Conjunta n; 01, publicada no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (14).
Prêmio Escola-Cidadã
DATAS
Inscrições de trabalhos: até 13 de abril.
Divulgação do resultado: 11 de maio.
Premiação: até 31 de maio.
CATEGORIAS
I ; Categoria Desenho I (alunos do 1; ao 4; ano do Ensino Fundamental);
II ; Categoria Desenho II (alunos dos Centros de Ensino Especial, Classes Especiais e EJA/Interventivo);
III ; Categoria Redação I (alunos dos Centros de Ensino Especial e Classes Especiais);
IV ; Categoria Redação II (alunos do 5; ano do Ensino Fundamental);
V ; Categoria Redação III (alunos do 6; e 7; ano do Ensino Fundamental);
VI ; Categoria Redação IV (alunos do 8; e 9; ano do Ensino Fundamental);
VII ; Categoria Redação V (alunos do 1; ao 3; ano do Ensino Médio);
VIII- Categoria Redação VI (alunos do 2; segmento da modalidade EJA);
IX ; Categoria Redação VII (alunos do 3; segmento da modalidade EJA);
X ; Categoria Teatro (escolas do Ensino Médio);
XI ; Categoria Grafite (escolas do Ensino Médio);
XII ; Categoria Escola-Cidadã (escolas do Ensino Fundamental, Médio, EJA e Centros de Ensino Especial).
Confira o regulamento completo .