A paralisação dos metroviários será decidida por volta das 21h30 deste domingo (12/2), quando os trabalhadores farão uma assembleia na Praça do Relógio. Representantes do Sindmetrô, da Metrô-DF e do Ministério do Trabalho realizaram em reunião na sexta-feira (10/2) para tentar chegar a um acordo, mas nada foi resolvido. Reivindicam-se o fim das terceirizações, melhorias no sistema de trens e de estações, cumprimento de acordo coletivo e igualdade com as demais empresas do GDF.
[SAIBAMAIS]O Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal (SindMetrô) anunciou a possível interrupção dos trabalhos por conta do não cumprimento do acordo firmado na última paralisação, realizada em 13 de dezembro do ano passado e que durou 37 dias.
De acordo com o sindicato, na ocasião, o Ministério Público (MP) decidiu que a categoria deveria ter uma equiparação dos benefícios com as demais empresas públicas do governo. Os metroviários alegam que reuniões foram feitas, mas nenhuma proposta foi apresentada. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) deu então um 15 dias para o cumprimento do acordo. O sindicato alega que, no último dia estabelecido pelo prazo, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) apresentou propostas que não contemplavam os anseios da categoria.