Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem deseja habilitar-se nessa categoria precisa ter a carteira tipo B, por pelo menos um ano e não ter cometido qualquer infração grave ou gravíssima. Outra exigência é não ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses. Hoje, a legislação é específica para quem usa transporte de carga com peso acima de 3,5 mil kg. ;Acredito que se uma habilitação com o maior nível de exigência for obrigatória, a prudência desses motoristas aumentará. Isso não vai resolver o problema da alta velocidade no trânsito, mas é um jeito de formar motoristas mais bem orientados para dirigir esses carrões;, diz o autor do Projeto Lei n; 2332/2011, o deputado Paulo Foletto (PSB-ES).
A proposta do parlamentar começou a sair do papel no ano passado, quando dois graves acidentes chocaram a cidade de São Paulo, um deles com um Camaro SS , outro com um Porsche (veja Memória). ;As pessoas que dirigem veículos de tal porte têm uma característica mais ousada, entusiasmada. Quando vi esses acidentes com velocidades muito acima da via, pensei em tomar alguma atitude para reduzir ocorrências dessa natureza;, complementa Foletto. A proposta, porém, provoca polêmica entre a população do Distrito Federal e é reprovada por especialistas ouvidos pelo Correio.
A matéria completa você lê na edição impressa deste domingo (12/2) do Correio Braziliense.