Jornal Correio Braziliense

Cidades

Trânsito do Distrito Federal matou 28,3% menos no início de 2012

Após fechar dois anos consecutivos com aumento no número de mortos, as tragédias no trânsito do Distrito Federal caíram neste início de 2012. Em janeiro, 28 pessoas perderam a vida nas vias do DF, queda de 28,2% se comparado ao mesmo período de 2011. Os dados de fevereiro também apontam redução. Até a última quinta-feira, houve quatro mortes, contra nove no mesmo período do ano anterior. Os dados, inclusive de janeiro, são preliminares porque o Departamento de Trânsito (Detran) acompanha o estado de saúde dos sobreviventes por até 30 dias após o acidente. Caso alguém morra nesse intervalo, é incluído na estatística.

O último acidente grave no DF ocorreu na manhã de quinta-feira, na DF-280. Dois carros bateram de frente e Ana Souza Miranda, 76 anos, morreu. Outras seis pessoas ficaram feridas, entre elas uma grávida de seis meses e uma criança de 11 anos. Janeiro ficou marcado pela morte de seis adolescentes na madrugada do dia 21. O carro em que eles estavam era dirigido por um jovem de 19 anos, sem habilitação. O veículo saiu da pista na BR-070, na altura do Setor O, em Ceilândia, e capotou várias vezes.

Entre as vítimas, estava Duanny do Couto Veras, 17 anos. No dia do velório, a mãe dela, Rosana Laurindo Couto, 39, auxiliar de serviços gerais, fez um apelo emocionado para que os jovens escolhessem suas amizades e abandonassem o álcool e as drogas. Hoje, tenta sobreviver à dor de enterrar uma filha e de fazer a netinha, de um ano e meio, entender a ausência da mãe. ;Ela sente muita falta da Duanny. Estou reunindo toda a história para ela, no futuro, entender o que aconteceu;, conta.

A matéria completa você lê na edição impressa deste sábado (11/2) do Correio Braziliense.