Jornal Correio Braziliense

Cidades

Hemocentro de Brasília faz campanha de doação de sangue no Carnaval

Com a chegada de datas festivas, como o carnaval, os estoques de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) sofrem baixa. Representantes da entidade estimam que a queda esteja em torno de 30% anualmente. Segundo a gerente do Ciclo do Sangue da Fundação, Ana Rita Carvalho, o fato deve-se à diminuição do número de candidatos nessas épocas do ano: ;Muitas pessoas viajam, outras ainda estão de férias. Então, a cidade fica vazia, o que complica a situação. Além disso, há grande possibilidade de aumento da demanda nesse período, pois as pessoas ficam mais expostas a acidentes, sejam eles relacionados a trânsito, fogos de artifício, etc;, completa.

A entidade promove ainda, todos os anos, campanhas para alertar a população sobre a importância de doar sangue em épocas de baixa nos estoques. Neste mês, a programação acontece entre os dias 15 e 17, quando três escolas de samba, cada uma em um dia, farão apresentações na porta das entidades para animar os doadores. Participam desse programa a Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro (Aruc), o Grupo Frevo e a Associação Recreativa e Cultural Acadêmicos da Asa Norte (ARC).

Atendimento
Confira o horário de funcionamento da Fundação Hemocentro de Brasília ao longo do período de carnaval:

Data Horário
Dia 18 Das 8h às 18h
Dia 19 Não funciona
Dia 20 Das 8h às 18h
Dia 21 Não funciona
Dia 22 Das 14h às 18h

Como participar
Hemocentro ; Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco III. (Veja o quadro com os horários de funcionamento. Os voluntários também podem entrar em contato diretamente com a equipe de captação, pelo telefone 3327-4413.

A matéria completa você lê na edição impressa deste sábado (11/2) do Correio Braziliense.