Uma operação contra o comércio ilegal no DF, realizada pela Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e a Polícia Militar, terminou com 13 pessoas presas, sendo que 12 eram flanelinhas sem registro. A ação começou por volta de 16h na quinta-feira(9/2) e terminou à 1h de sexta-feira.
A fiscalização foi realizada nos estacionamentos públicos da Asa Norte, nas quadras 100, 200, 300, 400 e 700. Os flanelinhas foram flagrados trabalhando sem o registro na Superintendência Regional do Trabalho (SRTE). Se condenados, eles podem pegar uma pena que varia de 15 dias a três meses de prisão ou multa.
Para conseguir atuar legalmente como guardador de veículos, além do registro, é preciso passar por um curso da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest).
Na operação, também foram apreendidas mil mídias piratas encontradas na 306 e 704 Norte. Os vendedores fugiram do local e ninguém foi preso. Já em Ceilândia, cinco celulares sem nota fiscal foram confiscados e um homem levado à 15; DP, por resistir à ação e desacatar os agentes.
O caso foi registrado na 2; Delegacia de Polícia.